Os 85 anos de vida do Escritor Rubem Fonseca

Rubem Fonseca faz 85 anos com sucessos na literatura e cinema

O escritor mineiro Rubem Fonseca completa nesta terça-feira (11) 85 anos, sendo considerado um dos maiores cronistas da literatura brasileira, muitas vezes comparado a Machado de Assis. Advogado por formação, sua primeira profissão foi como policial, o que o levou a estudar nos Estados Unidos. Ele cursou Administração de Empresas no país entre 1953 e 1954 e começou a trabalhar na Light, companhia de energia elétrica. Só publicou seus primeiros contos em 1963, no livro Os Prisioneiros.

Em 1975, lançou Feliz Ano Novo, um dos clássicos da literatura brasileira contemporânea. O livro, também de contos, foi recolhido em todo o país, por ter "matéria contrária à moral e aos bons costumes". O conto que empresta o nome ao livro fala de um grupo que invade a festa de réveillon de uma casa rica de forma violenta, culminando com o assassinato dos donos da mansão. Mais do que uma história violenta, o conto aborda de forma crua as diferenças sociais entre a classe média burguesa e a periferia. Além da violência urbana, suas obras também tratam frequentemente de luxúria.

Rubem Fonseca não fica restrito à literatura. Outra de suas obras, o livro Agosto, deu origem à minissérie da TV Globo, exibida em 1993. Para o cinema, o escritor já recebeu prêmios pelos roteiros de Relatório de um Homem Casado (1974), dirigido por Flávio Tambellini; Stelinha (1990), de Miguel Faria Jr.; e A Grande Arte, de Walter Salles Jr. O romance policial Bufo & Spallanzani também, foi transposto para tela. Além dos prêmios de cinema, o escritor tem 5 prêmios Jabuti.

Rubem também criou o personagem Mandrake, que foi protagonista de vários de seus contos. Em 2005, Mandrake ganhou uma série no canal HBO, roteirizada e dirigida pelo filho de Rubem Fonseca, José Henrique Fonseca. O escritor sempre foi um homem reservado, conhecido pela aversão a aparições na mídia. Foi casado com Théa Fonseca, de quem é viúvo e com quem teve três filhos.

Fonte:Portal Terra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário