Pilsen será Capital Europeia da Cultura 2015

A cidade checa de Pilsen (Plzen, em checo), metrópole da Boémia ocidental, foi escolhida esta quarta-feira para ser Capital Europeia da Cultura 2015, um estatuto que lhe permitirá concretizar muitos projectos culturais apelativos para os turistas.

Presidido pelo britânico Robert Scott, o júri internacional preferiu o dossier de Pilsen, centrado no tema da abertura e da interpenetração das culturas, ao apresentado por outra cidade checa, Ostrava (nordeste).

A escolha deverá ainda ser oficialmente ratificada pelas instâncias europeias.


Conhecida sobretudo pela sua marca de cerveja Pilsner Urquell e a sua tradição industrial representada, por exemplo, pela fábrica de componentes mecânicos Skoda, Pilsen partilhará o título de Capital Cultural 2015 com a cidade belga de Mons, já escolhida no passado mês de Fevereiro.


Com cerca de 170 mil habitantes e uma vida cultural que gira em torno do prestigiado teatro J.K.Tyl, Pilsen deu à cultura checa várias grandes figuras, como o pintor e cineasta de animação Jiri Trnka (1912-1969), o cómico e escritor Miroslav Hornicek (1918-2003) e o cantor Karel Gott, nascido em 1939.

Pilsen tornou-se, assim, a segunda cidade checa a ser escolhida como Capital Europeia da Cultura, depois de Praga, em 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário