Moacyr Scliar,o homem sábio

Hoje a Literatura Brasileira acordou triste.Faleceu na madrugada deste domingo o escritor Moacyr Scliar,de falência múltipla de órguãos.Ele sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC ) em 16 de janeiro, enquanto se recuperava de uma cirurgia no intestino, e desde então estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Eu conheci o Moacyr na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco há algum tempo,e,vínhamos,desde então,nos correspondendo.Lembro-me que naquele primeiro contato,ele mais ouvia que falava.Era um encontro entre autores,debate literário.Mas quando falava era de uma inestimável sabedoria.Acompanhei,sem me fatigar,a trajetória desse ilustre autor,que várias vezes me enviou obras autografadas,e num certo momento registrou "Roberto Belo é um notável leitor".

Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre - seus pais, José e Sara Scliar, de origem russa, chegaram ao Brasil em 1904. Scliar formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Casou-se com Judith, com quem teve um filho, Roberto.


Autor de mais de 70 livros, o médico gaúcho é um dos mais consagrados escritores brasileiros da atualidade. Imortal da Academia Brasileira de Letras, é autor de diversos contos, ensaios, crônicas, romances e livros infanto-juvenis.




As obras de Scliar freqüentemente abordam a imigração judaica no Brasil, mas também tratam de temas como o socialismo, a medicina, a vida de classe média e outros assuntos. Juntas, elas já foram traduzidas para mais de 12 idiomas e renderam ao autor prêmios como Jabuti (1988 e 1993), o Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) (1989) e o Casa de las Americas (1989).

Entre suas obras mais importantes estão os seus contos e os romances O ciclo das águas, A estranha nação de Rafael Mendes, O exército de um homem só e O centauro no jardim, este último incluído na lista dos 100 melhores livros de temática judaica dos últimos 200 anos, feita pelo National Ydish Book Center nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário