Vídeo:Escritor Roberto Belo

No dia o2 de outubro de 2009,data de abertura da VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco,foi divulgado na imprensa um vídeo de apresentação do livro A Arca Da Desigualdade,Dos Sentimentos E Da Luxúria,do Escritor e Poeta Roberto Belo,intitulado Escritor Roberto Belo.
Aprecie o material exposto ao público:



________________________________________________________
Escritora alemã Herta Müller vence o Nobel de Literatura

Faz-se muita tradução aqui no Brasil(basta visitar a lista de autores das grandes editoras),mas falta qualidade(publica-se tanta besteira que os bons autores ficam de fora).Para os editores o que vale é o lucro e não o conhecimento intectual das pessoas.Herta é exemplo de qualidade.Tem apenas um título publicado por aqui(O Compromisso,Ed.Globo).Talvez agora seja traduzido algum outro dessa vencedora;mas não pela qualidade em si,mas pelo marketing do prêmio,pois venderá muito!(é disso que as editoras gostam e valorizam)

Folha Online - 08.10.2009

A escritora Herta Müller, 56, é a vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2009. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (8), na sede da Academia Sueca, em Estocolmo. Müller é a 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura, que premia autores desde 1901.

"Estou muito surpresa e ainda não acredito", disse a escritora em comunicado divulgado por sua agente na Alemanha. "Não posso dizer mais nada neste momento." Herta Müller tem apenas um livro publicado no Brasil, "O Compromisso", lançado em 2004 pela editora Globo com tradução de Lya Luft.

O livro conta a história de uma ex-operária da indústria têxtil que, com certa regularidade, é chamada para prestar depoimento ao major Aldu, da polícia secreta da Romênia, durante o regime totalitário de Nicolae Ceausescu (1918-1989). O ditador governou o país entre 1974 e 1989.

Durante o anúncio do Nobel, a escritora foi definida como "alguém que, com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, retrata a paisagem dos desfavorecidos".

A escritora nasceu em Nitzkydorf, Romênia, em 1953, dentro de uma família da minoria alemã nesse país. Sua estreia na literatura em 1982, com uma reunião de contos intitulada "Niederungen", que foi imediatamente censurada pelo governo comunista na época.

Ler Mais: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário