Morreu o escritor espanhol Miguel Delibes

MADRI — O escritor espanhol Miguel Delibes faleceu nesta sexta-feira aos 89 anos, informou a imprensa do país.

Miguel Delibes, nascido em Valladolid em 1920, no seio de uma família burguesa: seu pai era professor universitário e o avô, sobrinho do compositor francês Léo Delibes.

Doente de câncer há mais de 10 anos, o escritor teve seu estado de saúde agravado nos últimos dias, e morreu em casa, ao lado dos familiares, informaram fontes próximas.

Ele deixou uma extensa obra que prima pela defesa da natureza, de valores simples do árduo mundo rural do centro da Espanha de meados do século XX e de defesa da liberdade individual.

Autor de livros como "La sombra del ciprés es alargada", "El hereje" e "Los Santos Inocentes", Delibes recebeu em 1993 o prêmio Cervantes, considerado o Nobel das literatura espanhola. Membro da Real Academia Espanhola da Língua desde 1973, recebeu ainda o Prêmio Nacional de Letras Espanholas, em 1991.

Depois de viver na juventude a Guerra Civil (1936-1939), durante a qual entrou para a Marinha, em 1948, em plena ditadura de Franco, publicou seu primeiro romance, "La sombra del ciprés es alargada", com o qual ganhou o prêmio Nadal, o primeiro dos muitos que acumulou em sua carreira.

Delibes estudou direito e comércio, mas seu primeiro trabalho foi como caricaturista no jornal da região, El Norte de Castilla, no qual por acaso passou a ser redator e do qual acabou sendo diretor entre 1958 e 1963.

Ele combinou o jornalismo com a docência e a escrita até que, em 1963, se viu forçado a se demitir da direção de El Norte de Castilla devido a pressões que recebeu das autoridades e da censura por denunciar a péssima situação dos moradores do campo na região castelhana.

A maioria de seus romances, que criticam as injustiças sociais e os males da sociedade espanhola da época e saem em defesa dos mais necessitados foram adaptados para o teatro e o cinema com grande sucesso.

Além de romances, deve-se acrescentar uma extensa obra ensaística, de crônicas de viagens, jornais, livros de caça, pesca e sobre Castela.

FONTE:Extraído da AFP para fins didáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário