Nova Imortal da ABL:Cleonice Berardinelli

A Academia Brasileira de Letras anunciou nesta quarta-feira (16) que a professora Cleonice Berardinelli é a nova ocupante da cadeira número 8 de instituição. Ela foi eleita com 30 votos, contra 9 para Ronaldo Costa Couto, jornalista e ex-ministro.

Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Cleonice é especialista em Camões e Fernando Pessoa – é autora de livros como “Estudos Camonianos” (1973),e “A passagem das horas de Álvaro de Campos” (1988),.

Ela também é pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consultora ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

A cadeira número 8 era ocupada por Antonio Olinto, que morreu no dia 17 de setembro. Fundada por Alberto de Oliveira (e tendo Cláudio Manuel da Costa como patrono), a cadeira já foi ocupada também por Oliveira Viana, Austregéslio de Athayde e Antonio Callado.
Fonte:Site Amigos do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário