Eternamente Amigo e Escritor

Quero através deste blog deixar aqui registrado minha gratidão de reconhecimento ao Jornalista, Poeta, Romancista, Contista, Cronista e Ensaísta brasileiro LÊDO IVO,que foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1986 para ocupar a cadeira nº 10, na sucessão de Orígenes Lessa.
Ele sempre me escreveu sobre seus novos lançamentos,por isso eu nunca poderia esquecer sua trajetória de vida.Das suas obras,não li primeiramente As imaginações,seu primeiro livro,mas sua quase biografia Confissão de Um Poeta,presente que eu ganhara de um professor amigo de minha família.Devorei em poucos dias todo aquele volume.Fiquei perplexo com a sinceridade do poeta_eu tinha uns 13 anos de idade.

Logo em seguida tomei gosto pela poesia.Foi a partir dessas leituras que surgiram as primeiras letras literárias.Então,comecei a escrever para os grandes autores de nossa língua.

Lêdo sempre me correspondeu.Sempre me enviou uma obra autografada.Sempre me deu incentivo a continuar escrevendo_como tantos outros bons autores:Ruth Rocha,Marina Colasanti,Ana Maria Machado e alguns mais.

Segue o texto para apreciação,pois Lêdo Ivo merece muito mais:

Acadêmico Lêdo Ivo é homenagedo em Alagoas com um Memorial de Literatura

O Acadêmico Lêdo Ivo terá um memorial em Alagoas, nomeado Memorial Lêdo Ivo da Literatura Alagoana, espaço que deverá ser aberto até o final do primeiro semestre de 2010. O poeta alagoano esteve no Museu Palácio Floriano Peixoto para a assinatura do termo de doação do seu acervo ao governo do Estado.

Sob o patrocínio da Caixa Econômica Federal, o espaço funcionará em três das salas do Mupa (Museu Palácio Floriano Peixoto), que terão como temas o mangue, mar e a areia, temas recorrentes na obra do escritor. Haverá um espaço interativo,projeções em tela, o piso e as paredes cobertos de versos.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, “Este é um momento importante de ampliação museológica em Alagoas. O memorial já foi registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus e vai enriquecer ainda mais a estrutura do Mupa, que faz parte da Secretaria da Cultura”.

Lêdo Ivo, por sua vez, considerou sobre a necessidade do espaço servir como um meio de participação com os estudantes: “Mais do que voltado para aspectos turísticos ou sociais, o memorial deve estar direcionado para a educação. Os alunos da rede pública de ensino têm que ser levados aos centros culturais.”

O acervo terá a curadoria permanente da historiadora Leda Almeida,atual diretora do Museu Théo Brandão, uma exigência do próprio Lêdo Ivo.

Todas as obras que farão parte domemorial já estão sob posse do Mupa. São livros, quadros, condecorações e fitas de vídeo, com entrevistas. Da literatura, muitos títulos de Lêdo Ivo, alguns traduzidos para diferentes línguas, e também estudos sobre a sua obra. O acervo conta ainda com telas de Pierre Chalita, Fernando Lopes, Zumba e Eurico Maciel. Entre os documentos, destaque para o Diploma da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti, pela obra O Rumor da Noite, em 2001.

Fonte:Amigos do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário