Prêmio Hans Christian Andersen 2011

Copenhague, 28 jun (Prensa Latina) A escritora chilena Isabel Allende acrescentou hoje um novo prêmio à sua trajetória, um galardão cobiçado no mundo das letras, o Prêmio Hans Christian Andersen de Literatura, cujo nome é uma reverência.

O anúncio fazer a fundação privada que honra o criador dinamarquês e se entrega a quem de alguma maneira estejam vinculados com a obra de um homem devindo paradigma de todos os tempos, que bebeu nas fontes da tradição oral de seu povo, em suas lendas ancestrais transmutadas no ouro puro da literatura.

Dinamarca, minha pátria, é um país poético, afirmava, cheio de lendas populares, velhas canções, com uma história muito rica em acontecimentos notáveis e muito unida à da Suécia e Noruega.

Ao argumentar sua sentença, o júri destacou o talento de Allende para "enfeitiçar" seus leitores e a corrente mágica que sustenta sua narrativa, alimentada da realidade vivida, das fabulações aliadas ao seu mundo familiar quotidiano.

Dotado com 500 mil coroas dinamarquesas, equivalentes a uns 95 mil dólares, o prêmio ultrapassa em muito o aval monetário pela aureola de consagração que leva consigo e sua lembrança de um escritor cujo legado faz parte de todos.

Embaixadora, entre outras personalidades, do Ano Internacional Hans Christian Andersen -organizado em ocasião do bicentenário de seu natalício-, Allende é a segunda mulher a merecer esta distinção, que receberá em Odense, a cidade natal do escritor, localizada no centro da Dinamarca.

Isabel Allende Llona (Lima, 2 de Agosto de 1942) é uma jornalista e escritora chilena. Apesar de ter nascido em Lima, sua família logo voltou para o Chile, sua terra natal. Atualmente está radicada nos Estados Unidos da América.
É filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo irmão de Salvador Allende, e de Francisca Llona.Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973).


Escreveu A casa dos espíritos (1982) e ganhou reconhecimento de público e crítica. A obra foi filmada em 1993 por Bille August, com Jeremy Irons e Meryl Streep. Em 1995 lançou o livro Paula, que a autora escreveu para a sua filha que estava em coma devido a um ataque de porfiria. Como a autora não sabia se a sua memória voltaria após a saída do coma, Isabel Allende resolveu contar a sua história para auxiliar a filha a lembrar dos fatos. Paula passou a ser então um retrato auto-biográfico. Sua filha não voltou do coma e morreu um tempo depois.

Romances
 1982 - La casa de los espíritus (A casa dos espíritos)
 19** - La logon Asulon" (A Lagoa Azul)
 1984 - De amor y de sombra (De amor e de sombra)
 1987 - Eva Luna (Eva Luna)
 1991 - El plan infinito (O plano infinito)
 1995 - Paula (Cartas a Paula)
 1998 - Afrodita (Afrodite)
 1999 - Hija de la fortuna (Filha da fortuna)
 2000 - Retrato en sepia (Retrato a sépia)
 2002 - La ciudad de las bestias (A cidade das feras)
 2003 - El reino del dragón de oro (O reino do dragão de ouro)
 2004 - El bosque de los pigmeos (O bosque dos Pigmeus)
 2005 - El Zorro (Zorro, começa a lenda)
 2006 - Inés del alma mía (Inés da minha alma)
 2007 - La suma de los días (A soma dos dias)
 2009 - La isla bajo el mar (A ilha sob o mar)
Memórias
 Mi país inventado (O meu país inventado)
Contos
 1998 - Cuentos de Eva Luna (Contos de Eva Luna)
 1984 - La porda de porcelana
 - O pequeno ovo frito e a maça congelante
Teatro
 El embajador (representada no Chile em 1971)
 La balada del medio pelo (1973)
 Los siete espejos (1974)
 Los Tomates Del Fábio Cagón (2004)
FONTE:Agência Informativa Latinoamericana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário