Falecimento do escritor e crítico literário Wilson Martins


Faleceu neste último dia 30,sábado,o Escritor e Crítico Literário Wilson Martins.O historiador,de 88 anos,morreu após complicações em uma cirurgia para a retirada da bexiga,no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba.O corpo foi cremado no Crematório do Vaticano, em cerimônia familiar,neste domingo.

Nascido em São Paulo,Martins formou-se em Direito,mas, depois de concluir um curso de especialização literária em Paris, passou a dedicar-se exclusivamente aos livros, como professor e crítico. Ministrou aulas na Universidade do Paraná e foi professor de literatura brasileira na Universidade de Nova York, aposentando-se do cargo em 1992.

Era considerado pelos colegas como o último crítico brasileiro, representante de uma geração de analistas de literatura conhecidos como “militantes”. Martins teve uma trajetória de mais de 50 anos analisando, discutindo, polemizando, em suma, exercendo a crítica de qualidade. Sempre deu preferência para o estudo de livros e autores brasileiros. Encarnou o lema de que ao crítico literário cabe sobretudo a coragem de evidenciar seus pontos de vista. Até quando sua saúde permitiu foi colunista do caderno Ideias, do Jornal do Brasil , sua derradeira atividade na imprensa.

É autor da monumental obra em 12 volumes História da inteligência brasileira; escreveu também A ideia modernista, Crítica literária no Brasil e A palavra escrita, entre outros. O crítico recebeu prêmios como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por duas vezes, por volumes do livro História da inteligência brasile ira, e o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2002, pelo conjunto de sua obra.
FONTE:JB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário